Prêmio Jovem Cientista

SBF indica finalistas ao Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura 2016

 

Comissão científica designada pela SBF, utilizando-se dos critérios tais como: a) relevância do tema quanto a originalidade e inovação, b) fundamentação teórica, c) adequação da metodologia, d) qualidade dos resultados obtidos, e) discussão dos resultados, f) importância para a fruticultura brasileira e g) mérito científico, indicaram os finalistas, em ordem alfabética, para o Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura.

 

 

 

CATEGORIA DOUTOR

Nome do candidato

Título do trabalho oriundo da Tese

Henrique Belmonte Petry

Root Distribution of Peach Rootstocks Affected by Soil Compaction and Acidity

Janaina Pereira dos Santos

Suscetibilidade De Genótipos De Macieira A Anastrepha Fraterculus (Diptera: Tephritidae) Em Diferentes Condições De Infestação

Paulo Cesar dos Santos

Brassinosteroides e Ácidos Húmicos na Produção Precoce De Rebentos Provenientes De Coroas De Abacaxi

Rodolpho Cesar dos Reis Tinini

Uso de imagens espectrais de fluorescência para predição de sólidos solúveis em uva (cv. Itália).

Zeni Fonseca Pinto Tomaz

Produção De Mudas De Pessegueiro Via Enxertia De Gema Ativa e Dormente em Sistema De Cultivo Sem Solo

 

CATEGORIA MESTRE

Nenhum candidato foi credenciado para a final

 

CATEGORIA GRADUADO/GRADUANDO

Nenhum candidato foi credenciado para a final

 

Os trabalhos selecionados deverão, obrigatoriamente, ficar expostos, na forma de painéis, durante o XXIVCBF, e serem apresentados pelo autor/candidato ao prêmio, de forma oral e utilizando-se do programa PowerPoint ou similar, no dia 20 de outubro de 2016 , em Sessões durante o XXIVCBF. O tempo de apresentação oral, perante Comissão Científica Julgadora composta de pesquisadores indicados pela SBF, será de 20 minutos.

________________________________________________________________________________________________

SBF lança Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura 2016

 

Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) convida jovens pesquisadores em fruticultura, com título de Doutor ou Mestre obtido a partir de janeiro de 2013 ou estudantes de Graduação devidamente matriculados ou formados ate janeiro de 2015 que desenvolvem ou desenvolveram trabalhos de Iniciação Científica na área de fruticultura, a participarem do Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura 2016, uma grande oportunidade para divulgar seus projetos pesquisa.


Será concedido ao primeiro colocado de cada categoria os seguintes prêmios:

Categoria DOUTOR: Uma máquina fotográfica profissional.

Categoria MESTREUm notebook.

Categoria GRADUANDOS/GRADUADOS: Um tablet.

Os cinco classificados de cada categoria receberão um certificado de Menção Honrosa e um ano de anuidade da SBF.


Os vencedores serão divulgados durante a Sessão de Encerramento do XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura (XXIVCBF), que será realizado na cidade de São Luis - Maranhão, de 16 a 21 de outubro de 2016. O contemplado que não estiver presente à sessão de premiação será desclassificado, premiando-se então o segundo colocado na respectiva categoria.


NORMAS PARA INSCRIÇÃO, CONFECÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

1.    Poderão se inscrever DOUTORES ou MESTRES que tenham defendido Tese ou Dissertação ou Graduados/Graduandos que tenham desenvolvido trabalhos de iniciação científica em estudos com frutíferas a partir de janeiro de 2013.

2.    Para envio do trabalho para concorrer ao Prêmio, o candidato deve estar inscrito no XXIVCBF e poderá submeter apenas 01 (um) trabalho.

3.    Os trabalhos que concorrerão ao Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura deverão ser enviados até o dia 15 de Agosto de 2016.

4.    O candidato para se inscrever deverá:

4.1.  Manter atualizado o seu Curriculum Lattes;

4.2.  Enviar, para o correio eletrônico premio@fruticultura.org, uma cópia de um trabalho científico oriundo da tese, dissertação ou iniciação científica, obedecendo as normas estabelecidas no item 7 deste edital.  OBS: Trabalhos oriundos da tese, dissertação ou iniciação científica ja publicado em revistas indexadas podem ser submetidos para concorrer ao prêmio. Os trabalhos devem ser enviados em formato WORLD, com ate 15 páginas, obedecendo as normas do item 7 deste edital.

4.3.  Os finalistas ao prêmio deverão enviar comprovante de matrícula (no caso de graduandos) ou do comprovante de conclusão do curso de pós-graduação (Ata de defesa, certificado de conclusão ou diploma) no caso de Mestres ou Doutores ou Graduados, para o correio eletrônico premio@fruticultura.org  ATE O DIA 30 DE AGOSTO DE 2014.

5.    No caso de graduandos é necessário o envio de cópia de comprovante de matrícula e de declaração do Professor Orientador de que está de acordo com a submissão do trabalho pelo estudante. 

6.    Os candidatos que não estiverem inscritos no XXIVCBF até o dia 12 DE SETEMBRO DE 2016 serão eliminados.

7.    O trabalho científico que concorrerá ao Prêmio deverá ser oriundo da Tese de Doutorado, Dissertação de Mestrado ou de um trabalho de Iniciação Científica do concorrente e deverá ser redigido em português, espanhol ou inglês, atendendo RIGOROSAMENTE as normas de publicação estabelecidas pelo Comitê Editorial da  Revista Brasileira de Fruticultura (RBF).

8.    As Teses e Dissertações que concorrerão aos Prêmios devem estar cadastradas no Banco de Teses da SBF, no endereço www.fruticultura.org/teses ate o dia 30 DE AGOSTO DE 2016.

9.    Os trabalhos que não estiverem de acordo com as especificações definidas nos itens acima serão desconsiderados.

10.  Uma Comissão Científica designada pela Diretoria da SBF, composta por 08 (oito) membros,  selecionará 05 (cinco) trabalhos em cada uma das três categorias (Graduação, Mestrado ou Doutorado) para concorrerem a etapa final, durante o XXIIICBF.

11.  Os trabalhos selecionados para a etapa final deverão, obrigatoriamente, ficar expostos na forma de Painéis (conforme normas de apresentação estabelecidas pela comissão organizadora do XXIVCBF) durante todo o período de realização do Congresso e serem apresentados pelos candidatos, em Sessão Oral, perante Comissão Científica composta por 03 (três) membros indicada pela Diretoria da SBF. O tempo de apresentação será de 20 minutos.

12.  Não serão aceitos recursos quanto ao mérito das decisões das comissões de seleção e julgadora.

13.  O trabalho científico submetido para concorrer ao prêmio PODERÁ ter o seu resumo submetido normalmente para publicação pelo XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura.

14. Um candidato só poderá se inscrever em uma categoria de premiação. Trabalhos que ja concorreram em versões anteriores do Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura não poderão concorrer na edição 2016.

15.  Casos omissos serão decididos pela Diretoria da SBF.

16.  Para informações adicionais e confirmação da inscrição: premio@fruticultura.org

_______________________________________________________________________________________________________________


 


 


SBF divulga vencedores do Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura 2014

 

A Diretoria da Sociedade Brasileira de Fruticultura divulgou, na cerimônia de encerramento do XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, os vencedores do Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura, versão 2014. 

Na categoria Graduados/Graduandos, após avaliação pelos pesquisadores Prof. Dr. Fabrício de Oliveira Reis (UEMA), Prof. Dr. Leandro Camargo Neves (UFRR), Prof. Dr. Danilo Eduardo Rozane (UNESP) e Profª Drª Elma Machado Ataíde (UFRPE) foi declarado vencedor Rodrigo Lopes Brochado, concorrendo com o trabalho intitulado "Silicato de Cálcio e Magnésio no Crescimento e na Nutrição de Mudas de Bananeira ", desenvolvido na na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Os outros finalistas nesta categoria foram Graziella Siqueira Campos (UENF), Luirick Felix Silva Barbosa (UNIVASF), Tânia Santos Silva (IFFBaiano) e Valquíria Rodrigues Lopes (UEMS)

Na categoria Mestre, após avaliação pelos pesquisadores Dr. Jair Costa Nachtigal (EMBRAPA), Prof. Dr. Gustavo Alves Pereira (UNEMAT) e Dr. Nobuyoshi Narita (APTA-SP), foi declarada vencedora a Mestre Dayse Drielly Souza Santana Vieira, concorrendo com o trabalho intitulado "Caracterização molecular e biofotônica de tangerineiras 'Sunki' [Citrus sunki (Hayata) Hort. Ex Tanaka]", com dissertação defendida na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Os outros finalistas nesta categoria foram Aurilena de Aviz Silva (UENF), Marcus Vinicius Sandoval Paixão (UFES), Marlon Altoé Biazatti (UENF) e Victor Arlindo Taveira de Matos (UFMT).

Na categoria Doutor, após avaliação pelos pesquisadores Prof. Dr. Alberto Carlos Queiroz Pinto (UnB), Prof. Dr. Aloisio Sampaio (UNESP) e Dr. Eduardo Firmino Carlos (IAPAR), foi declarada vencedora Eileen Azevedo Santos, concorrendo com o trabalho intitulado "Resistência ao Cowpea aphid-borne mosaic virus em espécies e híbridos de Passiflora", com tese defendida na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Os outros finalistas nesta categoria foram Doralice Lobato De Oliveira Fischer (UFPEL), Ester Holcman (USP), Evandro Pedro Schneider (UFPEL) e Rodrigo Amato Moreira (UFLA).

 

 

 

 Ganhador, categoria Graduado/Graduando, Rodrigo Brochado, recebe o seu prêmio  das mãos do Prof. Dr. Leandro Camargo Neves.

 

 

 

 

                 

 

 

 

                                    Ganhadora, categoria Mestre, Dayse Drielly, recebe o seu prêmio das mãos do Dr. Jair Costa Nachtigal.

 

 

 

 

 

 

 

Ganhadora (ao centro), categoria Doutor, Eileen Azevedo, recebe o seu prêmio das mãos do Prof. Dr. Aloisio Sampaio.

 

 

 

 

 

 


SBF Indica Finalistas ao Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura - 2014

A comissão científica composta pelos pesquisadores Celso V. Pommer (UFERSA), Flavio Zanette (UFPr), Italo Herbert Lucena Cavalcante (UNIVASF), Luiz Eduardo Correa Antunes (EMBRAPA), Renata Aparecida de Andrade (UNESP), José Luiz Petri (EPAGRI), Marco Antônio da Silva Vasconcellos (UFRRJ), José Carlos Lopes (UFES), Marlon Cristian Toledo Pereira (UNIMONTES), Leila Aparecida Salles Pio (UFLA) e Monica de Moura Pires (UESC), indicados pela Diretoria da SBF avaliaram os trabalhos inscritos para concorrerem ao Premio Jovem Cientista em Fruticultura 2014 e utilizando-se dos critérios: a) relevância do tema quanto a originalidade e inovação, b) fundamentação teórica, c) adequação da metodologia, d) qualidade dos resultados obtidos, e) discussão dos resultados, f) importância para a fruticultura brasileira e  g) mérito científico, indicaram os cinco finalistas, em cada categoria. Os finalistas, em ordem alfabética, são:

CATEGORIA DOUTOR

Nome do candidato

Título do trabalho oriundo da Tese

Doralice Lobato De Oliveira Fischer

Seleção de genótipos de mirtileiro obtidos a partir de polinização aberta

Eileen Azevedo Santos

Resistência ao Cowpea aphid-borne mosaic virus em espécies e híbridos de Passiflora

Ester Holcman

Controle do míldio em vinhedos sob cobertura plástica com base em sistemas de alerta fitossanitário

Evandro Pedro Schneider

Contaminação por agrotóxicos na cadeia produtiva do pêssego

Rodrigo Amato Moreira

Carboidratos foliares na regularidade e qualidade das frutas de tangerineiras ‘Ponkan’ sob raleio químico com Ethephon

 

CATEGORIA MESTRE

Nome do candidato

Título do trabalho oriundo da Dissertação

Aurilena de Aviz Silva

Bactérias diazotróficas e adubação nitrogenada no crescimento de mudas micropropagadas de abacaxizeiro durante a aclimatização

Dayse Drielly Souza Santana Vieira

Caracterização molecular e biofotônica de tangerineiras 'Sunki' [Citrus sunki (Hayata) Hort. Ex Tanaka]

Marcus Vinicius Sandoval Paixão

Frações orgânicas e mineral na produção de mudas de mamoeiro

Marlon Altoé Biazatti

Clonagem de genótipos de araçazeiros e avaliação da resistência a Meloidogyne enterolobii

Victor Arlindo Taveira de Matos

Temperaturas basais e exigência térmica para a maturação de caju

 

CATEGORIA GRADUADO/GRADUANDO

Nome do candidato

Titulo do trabalho oriundo de Iniciação Científica

Graziella Siqueira Campos

Vigor e compatibilidade da goiabeira ‘Paluma’ enxertada sobre araçazeiros resistentes a Meloidogyne enterolobii

Luirick Felix Silva Barbosa

Desordem fisiológica e produtividade de mangueira Palmer associada à nutrição de boro: manejo de adubação boratada

Rodrigo Lopes Brochado

Silicato de cálcio e magnésio no crescimento e na nutrição de mudas de bananeira

Tânia Santos Silva

Comportamento fitotécnico de bananeiras 'Prata-anã' e 'BRS Platina' submetidas à adubação orgânica em primeiro ciclo

Valquíria Rodrigues Lopes

Tecnologia de produção de mudas de maracujá: inoculação com fungos micorrízicos arbusculares e ácidos húmicos

 

Os trabalhos selecionados deverão, obrigatoriamente, ficarem expostos, na forma de painéis, durante o XXIIICBF, e serem apresentados pelo autor/candidato ao prêmio, de forma oral e utilizando-se do programa PowerPoint ou similar, nos dias 27 e 28 de Agosto de 2014 , em Sessões durante o XXIIICBF. O tempo de apresentação oral, perante Comissão Científica Julgadora composta de pesquisadores indicados pela SBF, será de 20 minutos.


 

Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura - 2014


Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) convida jovens pesquisadores em fruticultura, com título de Doutor ou Mestre obtido a partir de fevereiro de 2011 ou estudantes de Graduação devidamente matriculados ou recem formados que desenvolvem ou desenvolveram trabalhos de Iniciação Científica na área de fruticultura, a participarem do Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura 2014, uma grande oportunidade para divulgar seus projetos pesquisa.


Será concedido ao primeiro colocado de cada categoria os seguintes prêmios:

Categoria DOUTOR: Uma máquina fotográfica profissional.

Categoria MESTREUm notebook.

Categoria GRADUANDOS/GRADUADOS: Um tablet.

Os cinco classificados de cada categoria receberão um certificado de Menção Honrosa e um ano de anuidade da SBF.


Os vencedores serão divulgados durante a Sessão de Encerramento do XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura (XXIIICBF), que será realizado na cidade de Cuiabá-MT, de 24 a 29 de AGOSTO de 2014. O contemplado que não estiver presente à sessão de premiação será desclassificado, premiando-se então o segundo colocado na respectiva categoria.


NORMAS PARA INSCRIÇÃO, CONFECÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

1.    Poderão se inscrever DOUTORES ou MESTRES que tenham defendido Tese ou Dissertação ou Graduados/Graduandos que tenham desenvolvido trabalhos de iniciação científica em estudos com frutíferas a partir de fevereiro de 2011.

2.    Para envio do trabalho para concorrer ao Prêmio, o candidato deve estar inscrito no XXIIICBF e poderá submeter apenas 01 (um) trabalho.

3.    Os trabalhos que concorrerão ao Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura deverão ser enviados até o dia 03 de JULHO de 2014.

4.    O candidato para se inscrever deverá:

4.1.  Manter atualizado o seu Curriculum Lattes;

4.2.  Enviar, para o correio eletrônico premio@fruticultura.org, uma cópia de um trabalho científico oriundo da tese, dissertação ou iniciação científica, obedecendo as normas estabelecidas no item 7 deste edital.  OBS: Trabalhos oriundos da tese, dissertação ou iniciação científica ja publicado em revistas indexadas podem ser submetidos para concorrer ao prêmio. Os trabalhos devem ser enviados em formato WORLD, com ate 15 páginas, obedecendo as normas do item 7 deste edital.

4.3.  Os finalistas ao prêmio deverão enviar comprovante de matrícula (no caso de graduandos) ou do comprovante de conclusão do curso de pós-graduação (Ata de defesa, certificado de conclusão ou diploma) no caso de Mestres ou Doutores ou Graduados, para o correio eletrônico premio@fruticultura.org  ATE O DIA 30 DE JULHO DE 2014.

5.    No caso de graduandos é necessário o envio de cópia de comprovante de matrícula e de declaração do Professor Orientador de que está de acordo com a submissão do trabalho pelo estudante. 

6.    Os candidatos que não estiverem inscritos no XXIIICBF até o dia 23 DE JUNHO DE 2014 serão eliminados.

7.    O trabalho científico que concorrerá ao Prêmio deverá ser oriundo da Tese de Doutorado, Dissertação de Mestrado ou de um trabalho de Iniciação Científica do concorrente e deverá ser redigido em português, espanhol ou inglês, atendendo RIGOROSAMENTE as normas de publicação estabelecidas pelo Comitê Editorial da  Revista Brasileira de Fruticultura (RBF).

8.    As Teses e Dissertações que concorrerão aos Prêmios devem estar cadastradas no Banco de Teses da SBF, no endereço www.fruticultura.org/teses ate o dia 30 DE JULHO DE 2014.

9.    Os trabalhos que não estiverem de acordo com as especificações definidas nos itens acima serão desconsiderados.

10.  Uma Comissão Científica designada pela Diretoria da SBF, composta por 08 (oito) membros,  selecionará 05 (cinco) trabalhos em cada uma das três categorias (Graduação, Mestrado ou Doutorado) para concorrerem a etapa final, durante o XXIIICBF.

11.  Os trabalhos selecionados para a etapa final deverão, obrigatoriamente, ficar expostos na forma de Painéis (conforme normas de apresentação estabelecidas pela comissão organizadora do XXIIICBF) durante todo o período de realização do Congresso e serem apresentados pelos candidatos, em Sessão Oral, perante Comissão Científica composta por 03 (três) membros indicada pela Diretoria da SBF. O tempo de apresentação será de 20 minutos.

12.  Não serão aceitos recursos quanto ao mérito das decisões das comissões de seleção e julgadora.

13.  O trabalho científico submetido para concorrer ao prêmio PODERÁ ter o seu resumo submetido normalmente para publicação pelo XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura.

14. Um candidato só poderá se inscrever em uma categoria de premiação. Trabalhos que ja concorreram em versões anteriores do Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura não poderão concorrer na edição 2014.

15.  Casos omissos serão decididos pela Diretoria da SBF.

16.  Para informações adicionais e confirmação da inscrição: premio@fruticultura.org

 

 


 


Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura - 2012


Veja os vencedores do Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura - 2012.

 


Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura - 2006

Organizado pela primeira vez, pela SBF, durante a realização do XIX Congresso Brasileiro de Fruticultura, em Cabo Frio - RJ, em 2006, a referida premiação tem por objetivo selecionar jovens pesquisadores de fruticultura, com título de Doutor ou Mestre obtido nos últimos três anos e Estudantes pesquisadores que desenvolvam trabalhos de Iniciação Científica na área de fruticultura.
Tem por objetivo incentivar os jovens a continuarem se dedicando à produção científica na fruticultura e divulgar, com destaque, os trabalhos que desenvolveram durante o período escolar.

Em 2006 foi oferecido, como prêmio, R$ 2.000,00 (dois mil reais) para o Doutor, R$ 1.000,00 (mil reais) para o Mestre e R$ 500,00 (quinhentos reais) para o Graduando. Além disso, foi concedido a cada ganhador uma anuidade da Sociedade Brasileira de Fruticultura. A cada premiado foi entregue um certificado. Os cinco classificados de cada categoria receberam um certificado de Menção Honrosa.

Os ganhadores, em primeiro lugar, em 2006 foram:

Categoria Doutor:

José Jaime recebe o prêmio do Prof. Moacir Pascoal
José Jaime Vasconcelos Cavalcanti
Instituição: Embrapa

Categoria Mestre:

Alexandre recebe o prêmio do Dr. Vitor Hugo
Alexandre Pinho de Moura
Instituição: Universidade Federal de Lavras

Categoria Graduando:

Carlos recebe o prêmio do Dr. Raul Moreira
Carlos Bernard Moreno Cerqueira Silva
Instituição: Universidade Estadual de Santa Cruz