Personalidades da fruticultura brasileira

Pedro Jaime de Carvalho Genu

Genu

Pedro Jaime de Carvalho Genú é Engenheiro Agrônomo, formado em 1969 pela antiga Escola de Agronomia da Amazônia (EAA), hoje Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) em Belém - Pará, e Mestrado, em 1975, na antiga Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), hoje Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde o trabalho de dissertação versou sobre "nutrição da bananeira".

De 1970 até 1973, atuou no Ensino Agrícola, em Brasília, e posteriormente na ACAR Pará, em Belém. Em 1974 foi contratado pela EMBRAPA como pesquisador, Em 1977 foi lotado na Embrapa Cerrados, em Brasília - DF, onde permameceu até 1993. Neste período, desenvolveu uma série de trabalhos com fruticultura, que possibilitaram mais tarde , colocar a região dos Cerrados como um pólo importante de fruticultura, no país. Na mesma Embrapa Cerrados, ocupou cargos de Coordenador de Área Técnica, Coordenador de Programa Nacional e de Chefe Adjunto. Ainda no período de permanência na Embrapa Cerrados, saiu para o treinamento a nível de doutorado na ESALQ/USP de 1982 à 1985. Sua Tese tratou de Nutrição de Citros - copa e porta-enxertos.

Em 1993, foi transferido para o Departamento de Pesquisa e Difusão de Tecnologia (DPD), unidade central da Empresa, onde ficou até dezembro de 2005, quando se aposentou. No DPD, entre outras funções, foi Coordenador de Difusão de Tecnologia, Chefe Interino e Coordenador do Projeto "Inovação Tecnológica para a Fruticultura Irrigada no Semi-Árido Nordestino", no âmbito do Programa Brasil em Ação, do Ministério da Agricultura. No período de 2001 - 2003, foi Assessor da Diretoria Executiva, na gestão do Diretor Bonifácio Nakasu.

É autor principal ou colaborador em mais de 100 trabalhos, entre artigos científicos ou de divulgação, publicados em periódicos, anais de congressos, comunicados técnicos, revistas especializadas, boletins técnicos e etc.. Foi Editor Técnico do livro "A Cultura da Mangueira", editado pela Embrapa em 2002. É sócio da SBF desde 1973, tendo participado da Comissão organizadora do VIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, realizado em Brasília - DF, em 1986. Atualmente é membro titular do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Fruticultura.