Notícia

Janaina Pereira dos Santos vence Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura 2016

Com o trabalho intitulado “Suscetibilidade de genótipos de macieira a Anastrepha Fraterculus (Diptera: Tephritidae) em diferentes condições de infestação”, Janaina Pereira dos Santos venceu, na categoria Doutor, o prêmio Jovem Cientista em Fruticultura, versão 2016, numa promoção da Sociedade Brasileira de Fruticultura. A vencedora recebe, como premiação, um certificado de Menção Honrosa, um ano de anuidade da SBF e uma máquina fotográfica profissional. A vencedora é Engenheira Agrônoma formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2001), Mestrado (2005) e Doutorado (2013) em Fitotecnia/Entomologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Desde 2004 atua como Pesquisadora na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Estação Experimental de Caçador.

 

Os outros finalistas nesta categoria foram Henrique Belmonte Petry, Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e atualmente pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), na Estação Experimental de Urussanga. Paulo Cesar dos Santos, Doutor em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2016), atualmente bolsista PNPD Capes. Rodolpho Cesar dos Reis Tinini, Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Capinas (2015) e atualmente Professor Adjunto A no Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Zeni Fonseca Pinto Tomaz, Doutora pela Universidade Federal de Pelotas (2013), atualmente bolsista DTI Fapergs/Capes.  Todos os finalistas receberam um certificado de Menção Honrosa e um ano de anuidade da SBF.

Os avaliadores da etapa final do prêmio, que ocorreu durante a realização do XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura, realizado na cidade de São Luís, Maranhão, de 17 a 21 de outubro de 2016, foram os pesquisadores Prof. Dr. Angelo P. Jacomino (USP), Profª Drª Elma Machado Ataíde (UFRPE) e Dr. Pedro Antônio Martins Auler (IAPAR).  A Drª Janaína recebeu a sua premiação das mãos do Pesquisador Aposentado da Epagri, Dr. Luiz Alberto Lichtemberg, membro do Conselhor Consultivo da SBF.