Notícia

Fruticultura Brasileira Perde o prof. Fachinello

Faleceu hoje, 17/06/2016, na cidade de Pelotas-RS, o prof. Dr. José Carlos Fachinello.  Um dos mais produtivos pesquisadores de fruticultura brasileira do seu tempo, o prof. José Carlos Fachinello era Engenheiro Agrônomo e Mestre pela Universidade Federal de Pelotas, com doutorado em Agronomia pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado pela Universidade de Bolonha, na Itália, e pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos da América. Atualmente era Professor Titular na área de fruticultura na Universidade Federal de Pelotas. Com mais de 200 artigos científicos publicados, o prof. Fachinello era autor de livros e capítulos de livros que são referências na Agronomia.  Além disso, orientou mais de 100 estudantes, sendo 51 mestrandos e 28 doutorandos.

O prof. Fachinello atuava em ações que incluem atividades com melhoramento genético de pequenas frutas e de porta-enxertos para pessegueiro; nutrição e fisiologia de plantas frutíferas, manejo e tratos culturais, propagação, uso de fitorreguladores e de métodos não destrutivos para avaliar a qualidade pós-colheita das frutas, sempre com o objetivo de contribuir para a produção de alimentos de qualidade e com baixo impacto ambiental.

Muito dinâmico, o prof. Fachinello foi presidente, com atuação destacada, da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) de 2002 a 2006. Foi consultor Científico de diferentes órgãos que atuam em ciência, tecnologia e inovação no Brasil, tais como a Finep, o CNPq, a ABDI, o IBRAF, a Fapergs, a Capes, o MAPA e diversas revistas científicas, era pesquisador nível 1A junto ao CNPq a várias décadas.

A atual Diretoria da Sociedade Brasileira de Fruticultura lamenta esta perda expressiva e deixa registrado a nossa gratidão pelo trabalho do Prof. José Carlos Fachinello para a SBF e para a fruticultura brasileira, sendo sempre uma referência profissional, com elevada dedicação e competência. À família enlutada as nossas condolências e mais sinceros sentimentos.