Notícia

MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS DE INSETOS EM CULTIVO DE BANANA

Banana é considerada uma das culturas mais importantes do mundo. Os principais países exportadores são o Equador, Costa Rica, Colômbia, Panamá, Guatemala, Honduras, Filipinas e México. Além disso, a fruta se tornou um favorito em muitos mercados e, portanto, deve passar por rigorosos controles fitossanitários.

Em todo o mundo mais de 180 espécies de insetos-pragas que afetam a cultura da banana lá. Como enfrentar e combater essas pragas é parte do livro Integrado de Pragas Insetos em Banana Conceitos de manejo da cultura e Aplicações 'Cubillo Dr. Douglas Sanchez, o trabalho que está disponível em Agroreports.com .

Em Portalfruticola.com conversou com Cubillo, que tem mais de 20 anos de experiência na área, para saber mais sobre as pragas que afetam bananas, manejo integrado de pragas (MIP) e seu livro.

Experiência e interesse em integradas cubillo pragas de insetos de várias manejo da cultura vem de seus estudos de graduação na carreira de engenharia agrícola na Universidade Nacional da Costa Rica, onde seguiu um programa de mestrado e doutorado. Cubillo colocar em prática a teoria aprendida no programa de Gestão Integrada do CATIE em Pesquisa da Standard Fruit Co. (DOLE) em Costa Rica. Mais tarde, ele ajudou a formar a área de entomologia da Centro de Pesquisa Nacional de Rita Banana Corporation (CORBANA).

Cubillo tem mais de 6 anos na busca de novas opções de inseticidas incorporados ou mangas extrudados proteger o grupo da banana e atualmente trabalha com a empresa Internacional Chemplast, relacionados com a investigação, desenvolvimento e comercialização de novas opções cultivo de banana.

"A razão para a pesquisa IPM e trabalho é o fato de que, nos exercícios ruins do passado na tentativa de controlar as pragas e geralmente um bom controlo destes não é servido foram realizadas; poluiu o ambiente, trabalhadores e consumidores, em alguns casos ", disse o especialista.

"Por isso, é importante avaliar as estratégias de gestão para evitar danos causados por pragas nas culturas, mas de uma maneira responsável em termos de eficiência dos métodos, o ambiente ou a saúde humana, não está contaminado, mas economicamente viável ", acrescentou.

Mas o que é IPM? O MIP é uma ferramenta que permite, juntamente com bom manejo da cultura, danos causados por pragas evitadas através do exercício controles dessas agências em horários adequados e os métodos mais eficazes, em particular, sem poluir o meio ambiente e saúde das pessoas envolvidas.

"Faz uso ou inimigos naturais e organismos benéficos que têm um controle de pragas, para estar em uma praga equilibrado / privilegiar a relação de controle biológico", disse Cubillo.

Ele observou que as empresas comerciais, supermercados e os consumidores exigem essa ferramenta e, portanto, é considerado como um dos requisitos das normas ambientais de unidades de produção.

Existe uma necessidade de um manejo integrado de pragas? Cubillo indica que sim. Entre elas estão: identificar o organismo causando danos; momentos ou partes da planta afetada; sistema de amostragem e limite de acção bem sucedida; sistema de coleta de informações e tomada de decisão; implementação de táticas eficazes; e sistema de feedback constante de acordo com as condições climáticas, época do ano e fez táticas eficazes para a geração de um histórico das áreas agrícolas, de cabo ou de produção.

Nem todas as regiões do mundo são igualmente afetados por pragas da banana. Na América Latina e os problemas mais comuns são: cochonilhas, tripes mancha vermelha, escalas e pulgões, lagartas desfolhadoras gorgulho e preto (cujo larvas alimentam-se os rebentos da planta de banana).

"Nos anos 60 e 70, até mesmo 80, tomou importantes pragas que se alimentam de vegetação, especialmente Ceramidia e Caligo, que fortemente plantações desfolhadas, especialmente depois de desequilíbrios na relação de inimigos naturais e estas pragas. O último foi favorecido pela prática generalizada do uso indiscriminado de inseticidas-nematicidas ", disse Cubillo.

Hoje, eles se tornaram importantes pragas como cochonilhas (ou explícitos Piojillo) e flocos em plantações tradicionais, onde, mudanças de gestão, condições favoráveis de temperatura e regime de chuvas, tende a ter populações maiores, causando perdas diretas e indiretas importante, especialmente porque eles são considerados pragas quarentenárias nos portos de destino da fruta exportada.

"Em sistemas de baixo uso de insumos ou de pesticidas não-tradicionais, existem vários, mas a praga mais importante nos últimos anos tem sido as viagens para a mancha vermelha associada com o uso de material de proteção cluster sem adição de inseticidas", disse ele.

Cubillo afirmou que as variações nas condições climáticas "e são cada vez mais propício para insetos que afetam ciclo curto mais a cultura da banana."

"Por isso [a importância] de ter ferramentas para evitar danos, tais como amostragem efetiva, limites de ação e táticas eficazes e amigáveis ou bio-racional. Exemplo, essas pragas e pestes invasivas como formiga louca, que atualmente afetam vários países em diferentes latitudes. "

Cubillo De acordo com o livro 'Insetos manejo integrado de pragas da banana Cultivo Conceitos e Aplicações "é uma ferramenta de gestão que deve ser pesquisadores, extensionistas, estudantes e, especialmente, aqueles que administram as plantações de banana, para evitar danos e, portanto, produzir bananas e forma amigável racional.

Aqui, a chave é "vencer a batalha contra as pragas de insetos no sentido do combate, não eliminar, reduzir as populações de insetos para se tornar plantação."

"Devemos lembrar que as pragas são organismos que causam danos por estar em altas populações."