Notícia

IV Simpósio Brasileiro do Abacaxizeiro: Qualidade, Produtividade e Sustentabilidade

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de abacaxi, caracterizando essa frutífera como uma das mais importantes do ponto de vista socioeconômico. O Estado de São Paulo é o quinto produtor nacional, concentrando os cultivos nos municípios de Guaraçaí e Bauru e nas variedades Smooth Cayenne ou Hawai.
A programação do Simpósio visa atender a todos os elos envolvidos na cadeia produtiva do abacaxizeiro, a fim de se ter a oportunidade real de troca de experiências entre a pesquisa, produção, comercialização e beneficiamento. Espera-se com esse evento ampliar o número de pesquisas na área; expandir e concretizar parcerias entre os setores público-privado; estimular investimentos em áreas com potencial de mercado, como extração de bromelina; transferir novas tecnologias para o setor produtivo e colaborar na formação de recursos humanos na área.

Há vários anos não ocorre um evento dessa natureza a respeito da cultura do abacaxizeiro, o que denota a grande relevância a realização do Simpósio, em especial para o crescimento sustentável da cultura no Brasil.
O evento está dividido em quatro módulos: Cultivares e Transferência de Tecnologia; Sistema de Produção; Mercado e Pós-colheita e Exportação e Políticas Públicas. No módulo de Sistema de Produção contaremos com a presença de pesquisador da Costa Rica que irá apresentar palestra sobre a produção de abacaxi ‘Gold’ naquele país. Ao final teremos uma mesa redonda para debatermos as questões mais relevantes sobre cada tema. No último dia haverá uma prática de campo com visita a área experimental de competição de cultivares de abacaxi e cultivo comercial com a cv. Smooth Cayenne.

Mais detalhes sobre o Simpósio estão disponíveis no endereço: www.fc.unesp.br/simpacaxi