Notícia

Wenceslau Guimarães-Ba realiza seminário sobre Graviola

No dia 26 de maio de 2011 foi realizado seminário intitulado “Graviola: uma visão de futuro”, na cidade de Wenceslau Guimarães, Bahia. Nesse evento a SBF esteve representada pelo seu presidente Abel Rebouças São José e pela secretária Mônica de Moura Pires.  O objetivo do seminário foi promover ampla discussão sobre o cultivo da graviola no Estado da Bahia, divulgando novas tecnologias e perspectivas para a atividade.

O evento contou com a presença de técnicos, empresas de beneficiamento de polpa de frutas, pesquisadores e mais de 300 produtores de toda a região Sul da Bahia. As palestras ministradas foram sobre a importância do agronegócio graviola, da produção integrada, das alternativas de controle de pragas, das exigências do mercado na etapa de comercialização e das boas práticas na agroindustrialização da graviola.

No Território Litoral Sul da Bahia está concentrado o maior número de plantios, cerca de 650 pomares, equivalente a 1300 hectares com graviola, georreferenciados pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), sendo, portanto a maior região produtora de graviola do Brasil. Wenceslau Guimarães é o município onde se concentra a maior zona produtora, quase 1/3 dos pomares localizados no estado da Bahia.

Ao final do seminário foi elaborado, pelos participantes da mesa redonda, sob a coordenação da ADAB, um documento a ser encaminhado à Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia a fim de dar suporte à expansão sustentável da gravioleira nessa região.